Extrema Direita na Europa [26-03-2012]

Entrevista no programa Mais Europa, da RTP-Informação, de 26 de Março de 2012, sobre o crescimento eleitoral dos partidos de extrema-direita na Europa.

1 comentário:

  1. Teresa de Sousa - "Na semana passada o Parlamento Europeu resolveu tomar posição contra um site do Partido da Liberdade Holandês liderado por Geert Wilders destinado à sua propaganda contra a imigração na Holanda. Na sua condenação os Eurodeputados apelavam ao governo de Haia a rejeitar esta iniciativa de um partido do qual depende no parlamento holandês, a resposta que obteve até agora não foi animadora, o governo de Centro-direita de Mark Rutte argumenta que se trata de um site de um Partido e não do Governo, e que como tal não não é da sua conta. Este episódio é revelador do peso que ganham, na paisagem política Europeia, os paridos de direita-radical, xenófoba e nacionalista, e a sua crescente influencia nos governos de alguns estados membros. O tema é da maior actualidade e vale a pena discuti-lo sem demagogias. E para isso (...)

    Demagogia é a estratégia de obter poder político apelando aos preconceitos, emoções, medos, vaidades e expectativas do público, tipicamente por meio de retórica e propaganda passionais(...) Em termos etimológicos provém do Grego, querendo dizer "a arte de conduzir o povo". - fonte:Wikipédia

    Então o maioria do parlamento Europeu, passa julgamentos, a linhas programáticas de Partidos. A resposta não é "animadora" do ponto de vista da notável jornalista, e obviamente de todas as pessoas de bem. Ainda bem que se pode discutir este tema sem "demagogia" em Portugal.

    ResponderEliminar