Nos dias 1 e 2 de Fevereiro de 2012, decorará no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o Colóquio “O Estado das Direitas na democracia portuguesa”.
O evento insere-se na línea de investigação sobre “Direitas portuguesas”, inaugurada pelo seminário de 2010, “As raízes profundas não gelam?”.
Todos os interessados em ouvir e animar os debates, serão bem-vindos.


Recebi hoje de um anónimo, o seguinte comentário:
ResponderEliminar«Um colóquio onde são oradores indivíduos com autêntica diarreia intelectual como o […] ou o […] é o tipo de iniciativa onde eu estaria presente...com uma anestesia geral.
Por outro lado, gostaria de ver pessoas de direita como oradores num colóquio sobre a esquerda. Ai Portugal, Portugal...»
Como é óbvio, a ocultação dos nomes dos dois oradores, visados pelo diagnóstico gastrointestinal do comentador, foi de minha autoria, visto não gostar muito de ofensas vindas de anónimos.
As vezes pergunto-me porquê certos meios nunca conseguiram vingar na vida política e cultural do próprio país e, quando recebo esse género de comentários, a resposta surge espontânea.
Quanto ao querer “pessoas de direita como oradores num colóquio sobre a esquerda”, francamente “me ne frego”. Prefiro convidar e ouvir pessoas interessantes, livres de preconceitos, com algo para dizer sobre o tema em debate…venham elas de onde vierem.
Riccardo