Análise Social nº201 - As Direitas no Sul da Europa

Saiu o nº201 de Análise Social, a revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Trata-se de um número monográfico sobre Direitas na Europa do Sul que organizei em colaboração com duas colegas italianas da Universidade de Florença.

Os artigos podem ser lidos on-line: http://analisesocial.ics.ul.pt/?no=101000100166

A revista pode ser adquirida na sede do ICS-UL

5 comentários:

  1. Caro Ricardo,

    O artigo sobre o PNR tem uma pequena incorrecção que se prende com a linha ideológica seguida pelo partido. Resumidamente entre a sede do Largo do Carmo e a Rua da Prata, existiu ainda uma outra sede, na Rua do Calhariz. Esse período correspondeu a um certo distanciamento da "direita salazarista", mas, no entanto, também ainda não se seguia a linha mais radical que se veio a verificar mais tarde. Desculpa esta explicação tão sumária, mas se quiseres posso fazê-la detalhadamente e documentadamente.

    Um abraço,

    Carlos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos,

    obrigado pela "explicação" que nunca será sumária, mas sempre útil.

    Aceito desde já e com muito gosto a versão "detalhada e documentada": se terá tempo e vontade de a escrever e enviar, irei publica-la num post autónomo para iniciarmos uma reconstrução histórica do PNR com testemunhos dos protagonistas.

    Conto com a colaboração sua e de todos os interessados.

    Abraço

    Riccardo

    ResponderEliminar
  3. Eu ousaria até dizer que este período na Rua do Calhariz foi o mais activo, estando a sede aberta ao público aos Sábados de tarde, decorrendo várias conferências na sede, reunindo semanalmente o Núcleo de Lisboa antes de passar noites em branco em colagens e distribuição de propaganda.

    Nesta altura existiam também vários núcleos activos (10, parece-me, número inalcançável actualmente) que foram posteriormente aniquilados na fase em que entrou a Frente Nacional, foi a altura do PNR "identitário" ou "neo-direitista" sob a presidência de Paulo Rodrigues, após o PNR salazarista e antes do PNR neo-nazi/skinhead.

    Foi nesta altura que se publicou a revista da ala juvenil, a "Jovem NR", infelizmente não guardo qualquer exemplar dos números que sairam (e ainda foram alguns).

    Isto para complementar a informação do CF, nesta altura eu era um dos impulsionadores do Núcleo de Lisboa, colaborando também com os de Sintra e Cascais e revendedor da "Jovem NR" (o blogue ainda está acessível em http://jovemnr.blogspot.pt/). 2004 parece ter sido noutra vida.

    ResponderEliminar
  4. Ricardo,

    Sobre esse assunto vou-te escrever em privado. Flávio é verdade, ainda passei lá algumas tardes na tua companhia.

    Um abraço aos dois.

    ResponderEliminar
  5. Flávio, a bem do rigor: o Paulo Rodrigues neo-direitista? Chiça! Terceiro-posicionista, se faz favor. Entendo o que queres dizer com "neo-direitista", no sentido de "nouvelle droite", OK, não está longe, mas não é bem isso. E sempre com muito respeito pelo Estado Novo, embora defendendo que a realidade mudara e não era possível fazer política de futuro a olhar para trás. Mas não percebo porque é que o Ricardo não fala directamente com ele.

    ResponderEliminar